Agricultura de precisão pode melhorar o sistema ILP

Embrapa Pecuária Sul aponta que a definição de áreas estratégicas de cultivos reduz os impactos da estiagem

|
Agricultura de precisão pode melhorar o sistema ILP
18deAbrilde2022ás12:21

Por meio do uso de tecnologias de precisão é possível detalhar o impacto dos riscos climáticos até dentro das áreas de cultivo de uma mesma fazenda. Conforme a Embrapa, um mapa de colheita pode ajudar a identificar as áreas de baixa produtividade e relacioná-las com variáveis climáticas e resultados econômicos ao longo dos anos.

Um estudo, conduzido por cientistas da Embrapa, deduziu que a utilização de zonas de manejo, definidas com base nos mapas de produtividade de soja que relacionam as posições geográficas precisas, permite o estabelecimento de um plano estratégico para minimizar os impactos dos anos secos, substituindo os cultivos de maior risco. 

Este procedimento pode auxiliar na tomada de decisão do produtor, em relação às áreas a serem cultivadas ou não e reduzir o impacto da baixa umidade no solo. Ao ampliar essa perspectiva, o conceito de zonas de manejo foi utilizado no estudo para abordar a variabilidade espacial da produção dentro das áreas agrícolas.

Valor da commodity

A motivação do estudo partiu dos bons preços pagos pela soja nos últimos anos e que levaram à expansão das lavouras no Sul do Brasil. O preço da commodity pressiona a redução da área dedicada à pecuária, que historicamente se adaptou à vegetação local, solo e condições climáticas.