Mapa alcança a marca de 10 mil Selos da Agricultura Familiar em todo Brasil

Além de identificar e valorizar os produtos da agricultura familiar no Brasil, o selo fortalece o segmento junto aos consumidores

|
Mapa alcança a marca de 10 mil Selos da Agricultura Familiar em todo Brasil
20deAbrilde2022ás11:29

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acaba de registrar a emissão do Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf) de número 10 mil.

Criado para identificar e promover os produtos da agricultura familiar, o selo está cada vez mais presente em hortifrútis, sucos, cosméticos, cafés, carnes e artesanatos produzidos por agricultores familiares no Brasil.

Os cinco estados com a maior quantidade de produtos com o Senaf são Rio Grande do Sul (1.962), Minas Gerais (1.190), Ceará (831), Espírito Santo (717) e Bahia (607). Do total de selos emitidos, 8.871 foram do tipo Senaf da Agricultura Familiar; 449 Senaf Mulher; 243 Senaf Empresas; 120 Senaf Quilombola; 118 Senaf Sociobiodiversidade; 102 Senaf Indígena e 97 Senaf Juventude. Todos são voltados para produtos da agricultura familiar, mas cada um tem requisitos específicos para obtenção.

O Selo de número 10 mil foi entregue para a Agroindústria de Derivado da Cana-de-Açúcar, situada no município de Candelária, no Rio Grande do Sul, e comandada por Ari Arnaldo e Amélia Hennig. No último dia 25 de março, o casal, que está expondo melado batido e puxa-puxa na 20ª Expoagro Afubra, dirigiu-se ao estande do Mapa montado dentro da feira e emitiu o selo na hora.

“O que nos levou a solicitar foi a oportunidade de adquiri-lo aqui mesmo na feira e a importância que ele tem para os consumidores saberem da origem dos produtos consumidos, além da valorização e da fortificação da agricultura familiar. Foi uma alegria e um orgulho muito grande poder adquiri-lo aqui na feira, ainda mais sendo o de número dez mil. A nossa expectativa é muito boa, pois o selo só tem a agregar valor aos nossos produtos”, comemora Ari Arnaldo Hennig.