Agrishow 2022: painel solar gera energia e sombra para o rebanho

Geração de descentralizada teve crescimento de 316% no país desde 2020 e Marco Legal sancionado em janeiro

Por |
Agrishow 2022: painel solar gera energia e sombra para o rebanho
28deAbrilde2022ás09:34

Os painéis de energia solar podem ser mais ùteis às fazendas do que simplesmente gerar energia e economia. A empresa Dinâmica Energia Solar apresentou um modelo de estrutura que, ao mesmo tempo, gera eletricidade e sombreamento para os animais.

O sombreamento na pecuária tem uma relação de benefícios multifatoriais tanto para gado de leite como de corte. Ter áreas que reduzam o estresse por calor é fator decisivo para diminuir os riscos de perda de peso, de problemas na reprodução e até na diminuição da perda embrionária precoce.

Muito utilizado nos telhados das residências com o objetivo de promover a redução nas despesas com energia elétrica, os painéis solares também podem ser grandes aliados do campo

Painéis solares

O Governo Federal, inclusive, sancionou em janeiro deste ano o marco legal sobre geração de energia distribuída, que visa dar segurança jurídica à atividade. 

O crescimento na geraçao de energia descentralizada, que inclui os painéis solares, foi de 316% nos últimos dois anos, chegando a 8.550 MW ao final de 2021. Isso representa cerca de 5% de toda a capacidade instalada atual de geração de energia elétrica do país.

O conceito do sistema é o mesmo que o convencional utilizado nas casas, economiza a energia que o cliente consome, porém com o benefício de aproveitamento de terra para a instalação do sistema e ainda dando conforto térmico para os bezerros”, explica Artur Cantador Bernardo, diretor comercial da Dinâmica Energia Solar.

O executivo da Dinâmica destaca que a presença dos animais abaixo dos painéis solares não apresenta qualquer tipo de risco. Ele cita apenas vantagens, que amenizam o estresse térmico dos bezerros. As placas fotovoltaicas, feitas de materiais como, células a base de silício, vidro, EVA, entre outros, que proporcionam uma redução na temperatura de até 5°C.

Além de sombreamento para bezerros, alguns sistemas de painéis solares desenvolvidos pela empresa também atendem a animais de maior porte.

Investimento e economia

O sistema oferece benefícios que vão além do conforto proporcionado aos animais, podendo agregar também, vantagens econômicas. Quando não é possível a presença de árvores na pastagem ou enquanto se espera o crescimento delas, pode ser utilizado o sombreamento artificial. Este pode ser feito com diversos tipos de materiais, dependendo da disponibilidade e da necessidade da propriedade. 

Estimativas mostram que, com investimento de aproximadamente R$ 480 mil, em uma área de 1.000 metros quadrados, é possível gerar energia para a produção de leite e beneficiar 50 bezerros com o sombreamento artificial. “O sistema de energia solar propõe um retorno anual de energia em torno de R$ 110 mil, e o valor investido pode ser recuperado em pouco mais de quatro anos”, finaliza Artur.

Cargando...