SP registra primeiro caso de gripe aviária em ave de subsistência e adota medidas sanitárias

Caso confirmado na Grande SP reacende alerta sobre biossegurança no setor avícola

|
SP registra primeiro caso de gripe aviária em ave de subsistência e adota medidas sanitárias
14deJulhode2025ás15:44

O primeiro caso de gripe aviária em ave de subsistência foi confirmado no estado de São Paulo, reacendendo o alerta para medidas de biossegurança no setor avícola.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), por meio da Defesa Agropecuária, informou que se trata de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) envolvendo duas galinhas em uma propriedade particular na região de Parelheiros, na Grande São Paulo.

A confirmação foi feita na sexta-feira (11) pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA). No sábado (12), equipes da Defesa Agropecuária realizaram o sacrifício sanitário de outras 10 aves que conviviam no local, além do descarte apropriado dos animais e a desinfecção da área.

“A atuação contou ainda com descarte apropriado das aves e desinfecção do local”, afirmou Paulo Blandino, médico-veterinário e gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA).

De acordo com a Defesa, não há estabelecimentos avícolas comerciais nas proximidades, mas ações de vigilância ativa serão iniciadas nesta segunda-feira (14), em um raio de 10 km da propriedade.

Apesar da confirmação, o status sanitário do estado e do país não sofre alteração junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).