Agrishow 2022: agtech usa caminhão autônomo para substituir trator em canaviais

Grunner avança no mercado brasileiro em parceria com a Mercedes-Benz

|
Agrishow 2022: agtech usa caminhão autônomo para substituir trator em canaviais
28deAbrilde2022ás19:45

Henrique e Mateus Belei são dois irmãos que produzem de cana-de-açúcar em Lençóis Paulista, interior de São Paulo. Há três anos, eles fundaram uma agtech, empresa de tecnologia agrícola, que tem ganhado espaço no setor canavieiro.

A Grunner, nome da startup, inclusive, mostra a que veio desde o slogan: "tecnologia do campo, para o campo". Na Agrishow 2022, eles anunciaram novos produtos que apresentam um conceito inovador na indústria de máquinas agrícolas.

Caminhão autônomo da Grunner e Mercedes-Benz

A Grunner nasceu de uma necessidade específica: o pisoteio das linhas de cana-de-açúcar que os tratores tradicionalmente causam. Por isso, decidiram adaptar um caminhão para a colheita e outro para aplicação de insumos.

A inovação dos irmãos funcionou. Além de aumentar a produtividade do campo, sua ideia original, o caminhão autônomo realiza operações sem atropelar as linhas e reduz custos e as emissões de CO2 na produção de cana.

O caminhão adaptado da Grunner usa 40% menos combustível em comparação com a combinação de trator e reboque. Além disso, o uso de óleos lubrificantes é 50% menor, já que a troca de óleo é realizada a cada 600 horas, o equivalente a mais que o dobro do tempo realizado em tratores.

Maquinário agrícola

Este caminhão, que já é considerado um novo maquinário agrícola, inclui um sistema de direção autônomo que permite trafegar com segurança em terrenos irregulares para a operação e para o operador.

Também possui um peso bruto total menor que o trator, gerando menor compactação do solo e maior agilidade na retomada da operação após as chuvas.

Além disso, a vida útil do Grunner é 33% maior que a vida útil do trator (6 anos para o trator e 8 anos para o caminhão) em boas condições de manutenção.