Curso online grátis prepara agricultores para o Programa Nacional de Crédito Fundiário

Senar nacional oferece preparação para até 200 interessados por turma

Por |
Curso online grátis prepara agricultores para o Programa Nacional de Crédito Fundiário
11deMaiode2022ás16:49

Para ajudar os trabalhadores rurais e agricultores a acessar e entender os benefícios do Programa Nacional de Crédito Fundiário, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), desenvolveu um curso online e gratuito.

O programa, com carga horária de 54 horas, e até 200 vagas por turma, foi apresentado nesta quarta, dia 11, para representantes da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

O encontro também serviu para debater a atuação do Sistema CNA/Senar no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) – Terra Brasil.

Durante a reunião da Comissão de Empreendedores Familiares Rurais, a coordenadora de EaD do Senar, Ana Ângela Sousa, apresentou os módulos do curso e destacou que os participantes contarão também com acompanhamento e orientação de educadores.

Segundo a assessora técnica da CNA, Marina Zimmermann, a iniciativa é importante para ampliar o conhecimento sobre o PNCF, uma vez que o Banco do Brasil já iniciou a operacionalização da linha de crédito PNCF Empreendedor, atendendo demanda da Confederação para o Plano Safra 2021/2022. 

Piloto

O PNCF é uma iniciativa do governo federal que oferece condições para a compra de imóveis rurais por meio de um financiamento de crédito. Além da terra, os recursos financiados podem ser utilizados na estruturação da propriedade e do projeto produtivo.

A linha PNCF Empreendedor tem uma taxa de juros de 4% ao ano e é destinada a agricultores familiares com renda bruta familiar anual no valor de até R$ 265.903,65 e patrimônio no valor de até R$ 500 mil para famílias de qualquer região. Existem ainda as linhas para rendas anuais menores, como o PNCF Social (para região norte e área da Sudene) e o PNCF Mais (exceto Sudene).

O Senar de Santa Catarina já está participando do programa e servindo como um piloto para que as outras regionais possam participar efetivamente.

Cargando...