Gigante marroquina de fertilizantes fosfatados quer abrir unidade no Brasil

OCP detém 31% do comércio e 70% das reservas globais de fósforo

|
Gigante marroquina de fertilizantes fosfatados quer abrir unidade no Brasil
13deMaiode2022ás09:52

A Companhia Office Chérifien des Phosphates (OCP) pretende instalar uma unidade processadora de fósforo no Brasil nos próximos anos. A empresa estatal do Marrocos é a maior fornecedora de fosfato para fertilziantes no mercado brasileiro e também detentora de cerca de 70% das reservas mundiais do mineral. 

A informação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) após reunião, no último dia 10, entre integrantes da pasta, incluindo o ministro Marcos Montes, e o CEO da empresa, Mostafa Terrab.

A OCP, que tem 31% do mercado mundial de fosfatados, ajuda o Marrocos ocupar o posto de segundo maior produtor do mundo de fertilizantes fosfatados, respondendo por 17 % da produção global. Somente em 2021, o Brasil importou mais de US$ 1,6 bilhão em fertilizantes do Marrocos. 

Segundo o ministro Marcos Montes, a visão de futuro apresentada pela empresa encontra-se em total sinergia com as metas do Brasil para a sustentabilidade e segurança alimentar mundial. “Temos essa responsabilidade conjunta, tanto essa empresa, que é detentora maior reserva de fosfato do mundo, como o Brasil, que tem uma extensão de terra e tecnologia científica forte para produzir alimentos para o mundo”, disse.