Aprosoja manifesta preocupação sobre Plano Safra 22/23
Antonio Galvan, presidente da Aprosoja Brasil, analisa cenário de indefinições sobre o crédito no agro
|O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Antonio Galvan, publicou nesta segunda (dia 30), no site da entidade, artigo com o título “Será que teremos um plano safra?” onde analisa cenário de incertezas quando o assunto é o crédito federal para o agronegócio.
Para ele, o fato do Ministério da Economia ainda não ter sinalizado quais serão os recursos para o próximo Plano Safra 2022/2023 é motivo de preocupação em todo o setor - e mesmo após as declarações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de que o montante deverá chegar a R$ 320 bilhões.
“Recentemente assistimos a uma batalha no Congresso Nacional para aprovar uma suplementação orçamentária que tem o objetivo de retomar as operações de crédito do Plano Agrícola e Pecuário, também chamado de Plano Safra. Trata-se do PLN 1, que abriu crédito extraordinário para equalização dos juros (...) E embora seja uma vitória a ser comemorada, não cessou a grande batalha que se repete todos os anos na Esplanada dos Ministérios. Como agravante, nos assombrou a notícia de que o Ministério da Economia afirma não haver recursos previstos para equalizar os juros do próximo Plano Safra”, diz o artigo.