Mato Grosso do Sul tem 97,2% das propriedades rurais com CAR

Meta agora é acelerar análises sobre regularização das propriedades e dar respostas aos produtores, diz Imasul

Por |
Mato Grosso do Sul tem 97,2% das propriedades rurais com CAR
08deJunhode2022ás16:34

Com 97,2% de suas propriedades rurais inseridas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Mato Grosso do Sul quer agora acelerar a regularização de terras no Estado e tornar-se referência nacional quando o assunto é agricultura sustentável. 

De acordo com diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), André Borges, em discurso na Semana no Meio Ambiente, na última segunda (dia 6), a inscrição no CAR de 78.206 propriedades coloca o estado em um segundo degrau: o de análises das mesmas e retorno para os produtores.

"Queremos destacar a questão da regularidade do CAR (no estado): estamos partir de junho, implantando análise dinamizada do cadastro ambiental rural. Isso quer dizer que o sistema vai analisar automaticamente todos os cadastros ambientais rurais aqui do Mato Grosso do Sul", salientou.

O uso de um software disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) possibilita a análise dinamizada das propriedades cadastradas com o objetivo de indicar se a área está dentro das normas ambientais exigidas ou se existe a necessidade de recuperação. 

Posteriormente, e se regularizada, o proprietário poderá solicitar a adesão ao Programa de Recuperação Ambiental (PRA), caso tenha projetos voltados a recuperação ou remanejamento de áreas desmatadas.

Para Borges, o novo sistema trará muito mais celeridade na análise desses cadastros na análise das autorizações e permitirá calcular o tamanho do passivo ambiental do Estado. "E aí iniciar os processos de recuperação."

Vale lembrar que no último dia 31, o presidente da República, Jair Bolsonaro, publicou decreto com a criação do Plano Nacional de Regularização Ambiental, o RegularizAgro, justamente com o objetivo de para acelerar a adequação ambiental de propriedades rurais ao Código Florestal. A iniciativa é importante pois, segundo o Observatório do Código Florestal, apenas 0,4% dos cadastros realizados no CAR, nacionalmente, estão totalmente concluídos.

O que é o CAR?

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, e criar uma base de dados para monitoramento e planejamento ambiental.

Ele é apontado como principal instrumento de implementação do Código Florestal, que no mês passado, completou 10 anos. 

Até dezembro de 2021, segundo o Serviço Florestal Brasileiro, o país contabilizava 6,48 milhões de cadastros, em uma área equivalente a 616,3 milhões de hectares.

 

Cargando...