Governo detalha programa sobre "agropecuária descarbonizante"

Iniciativa visa reduzir emissões equivalentes a 1,1 bilhão de toneladas de CO2 até 2030

|
Governo detalha programa sobre "agropecuária descarbonizante"
07deJunhode2022ás15:56

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) adiantou detalhes, nesta segunda-feira, do Programa Nacional de Cadeias Agropecuárias Descarbonizantes, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O objetivo do programa é estimular as reduções voluntárias de emissões de gases de efeito estufa em cadeias e produtos agropecuários, por meio do uso de tecnologias sustentáveis de produção agropecuária.

Baseado em três eixos (mitigação, sequestro de carbono e captura e estocagem de carbono), o Programa irá reconhecer os produtores rurais brasileiros pelo trabalho que já vêm realizando para garantir a sustentabilidade dos produtos.

“Se essas ações já são consagradas na agropecuária brasileira, por que os produtores não podem ser remunerados por isso? Por que não podemos ter a confiança dos nossos consumidores, sabendo que aquele produto que eles vêem no mercado tem todo um trabalho científico brasileiro o subsidiando?”, explicou a coordenadora-geral de de Produção Animal do Mapa, Marcella Teixeira, durante o Seminário de Iniciativas Descarbonizantes da Agropecuária Brasileira.

De Brasília, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, participou da abertura do evento por videoconferência, falando sobre a importância de garantir a segurança alimentar com sustentabilidade.