Brasília é a primeira cidade a oferecer sinal 5G puro

Disponível a partir de hoje (dia 6) no DF, tecnologia pode elevar produtividade em 30% no campo

Por |
Crédito da imagem: Agência Brasil.

Crédito da imagem: Agência Brasil.

06deJulhode2022ás10:06

Nesta quarta-feira (dia 6), Brasília entra para história do 5G puro no Brasil, como é chamado o sinal sem interferência de outras frequências, como a primeira cidade a oferecer a tecnologia. 

O serviço está disponível a partir de hoje, após aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na última segunda.

A TIM será a primeira operadora a oferecer o sinal 5G puro no distrito federal, com a instalação de 100 antenas e capacidade para atender, inicialmente, entre 40% e 50% da população.

Segundo a operadora, a ideia é ampliar o alcance em mais 15% já nos dois próximos meses, atingindo 65% dos moradores de Brasília.

Próxima geração da internet móvel, a tecnologia 5G pura é bastante aguardada no Brasil, sendo considerada “essencial” para o progresso em diversas áreas, incluindo indústria e agronegócio.

Em abril, estudo apresentado pelo Ministério da Economia, avaliou que a demanda por soluções 5G tem o potencial de gerar R$ 101 bilhões pela próxima década para empresas e startups brasileiras ou instaladas no Brasil.

No agro, especialistas falam em aumento da produtividade em até 30% a partir da implementação do 5G - número baseado em projeto piloto inaugurado em março, em uma fazenda na zona rural de Baixa Grande do Ribeiro, interior do Piauí.

A expectativa é que a tecnologia, que permite a transmissão de dados e conectares milhares de dispositivos na mesma rede, amplie, por exemplo, o uso de inteligência artificial no campo, com máquinas autônomas sem interferência humana e até mesmo tratores com uso remoto. 

10x superior ao 4G

O sinal 5G chega com velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, e a capacidade para atingir até 20 Gbps.  Com isso, a agilidade na transmissão dos dados está entre as vantagens.

A estreia da “internet das coisas” também é aguardada. A tecnologia permitirá a conexão direta entre objetos pela rede mundial de computadores, podendo aumentar a produção industrial, por meio da comunicação direta entre máquinas, e possibilitar novidades como cirurgias a distância e transporte em carros sem condutores.

Segundo o conselheiro e vice-presidente da Anatel, Moisés Moreira, as próximas cidades a receber o sinal 5G puro serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, mas as datas ainda não estão previstas. Além disso, a agência reguladora definiu no mês passado que, até 29 de setembro, todas as capitais deverão contar com a tecnologia.

Cargando...