Molho de tomate pode ser mais saudável que o tomate cru
No Dia do Tomate, celebrado em 1º de fevereiro, ciência mostra por que o molho pode ser mais eficiente do que o consumo cru
|
Você sabia que o Dia do Tomate é comemorado neste domingo, 1º de fevereiro?
A data ajuda a jogar luz sobre um alimento que parece simples, mas carrega muita ciência por trás — inclusive uma curiosidade que costuma surpreender: cozinhar o tomate pode aumentar seus benefícios nutricionais.
De acordo com o livro Brasil em 50 Alimentos, publicação da Embrapa que reúne informações científicas sobre a produção e o consumo de alimentos no país, o tomate é rico em licopeno, um antioxidante de interesse para a saúde humana.
O detalhe menos conhecido é que esse composto é termoestável, ou seja, resiste ao calor. Por isso, molhos caseiros e extratos concentram mais licopeno do que o tomate consumido cru, o que faz com que o preparo cozido possa ser, em alguns casos, nutricionalmente mais eficiente.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
>> ENCONTRE PRODUTOS E SOLUÇÕES PARA O AGRO NO AGROFY MARKET
Essa característica ajuda a explicar por que o tomate se destaca não apenas pela versatilidade culinária, mas também pelo seu valor funcional na alimentação.