CNA aponta alta no custo de produção de leite, milho, soja e aves

Projeto Campo do Futuro analisou orçamento de produtores na segunda quinzena de julho em quatro Estados

|
Ataque severo de cigarrinha e alterações climáticas reduziram previsão na colheita de milho do MS, Crédito da imagem: Getty Imagens.

Ataque severo de cigarrinha e alterações climáticas reduziram previsão na colheita de milho do MS, Crédito da imagem: Getty Imagens.

18deJulhode2022ás11:28

Qual o custo atual de quem produz pecuária de leite, soja, milho e avicultura no Brasil? Para responder tal questionamento o Projeto Campo Futuro, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), realizou estudo, durante os dias 11 e 15, em quatro estados: Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. 

O levantamento, realizado em parceria com as Federações de Agricultura, e apoio dos especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e do Labor Rural (Universidade Federal de Viçosa - UFV), analisou os custos de produção e apontou que, em alguns setores, a alta chega a 566%.

Uma das conclusões é a de que os gastos com alimentação continuam comprometendo a maior parte do orçamento dos produtores de leite.

Em Aracajú (SE), a alimentação concentrada comprometeu 33% do orçamento, seguida pelos gastos com silagem (8,8%) e pela mão de obra (8,6%).

A média foi obtida após análises em propriedades de 70 hectares com produção média de 700 litros/dia, obtida com a ordenha de 44 animais de linhagem meio sangue Girolando.