Projeto Forrageiras inicia colheita de sorgo em quatro estados

Objetivo é produzir silagem que irá alimentar animais durante escassez de forragens nas regiões

Por |
Projeto Forrageiras inicia colheita da produção do primeiro trimestre. Crédito das imagens: CNA Brasil.

Projeto Forrageiras inicia colheita da produção do primeiro trimestre. Crédito das imagens: CNA Brasil.

19deJulhode2022ás15:52

O Projeto Forrageiras para o Semiárido iniciou neste mês de julho a colheita de sorgo nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Paraíba. O material será triturado para produzir a silagem que irá alimentar os animais das regiões durante escassez de forragens. 

O Forrageiras é um programa de pecuária sustentável desenvolvido pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Embrapa e está presente em todos os estados da região Nordeste e no norte de Minas Gerais.

Ao todo, conta com doze 12 Unidades de Referência Tecnológica (URTs). A colheita atual refere-se ao sorgo forrageiro plantado no primeiro trimestre de 2022.

“A suplementação de sorgo por meio de seu armazenamento em silos é essencial para os bovinos de leite e ovinos em épocas de seca”, diz Marina Zimmermann, assessora técnica da CNA.

Isso porque, conforme explica o pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos de Sobral (CE), Roberto Pompeu, os períodos de seca são marcados pela redução na capacidade de suporte do pasto, o que amplia a necessidade de oferecer aos animais a suplementação. 

“A variedade de sorgo utilizada foi o ponta negra, genótipo avaliado na fase I do Forrageiras, e que demostrou um excelente resultado em termos de produção, qualidade e adaptabilidade às condições semiáridas”, explica Pompeu.

Sustentabilidade é o foco

O objetivo do projeto é oferecer maneiras de assegurar a sustentabilidade socioeconômica e ambiental da produção pecuária nas regiões onde atua.

Neste cenário, os pesquisadores avaliam o potencial produtivo e a necessidade de adaptação das plantas forrageiras às condições climáticas do semiárido, sempre que necessários, para garantir oferta de alimentos para os rebanhos.

 

Cargando...