Dia Mundial do Leite: pecuária leiteira está em 99% das cidades do país
Evolução tecnológica, no entanto, concentra cada vez mais a produção entre os mais eficientes
|Hoje, 1º de junho, é o Dia Mundial do Leite, data instituída em 2001, pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Criada para ressaltar a importância dos lácteos na alimentação, pois eles são ricos em cálcio, proteínas e vitaminas D, B2 e B12, entre outras, a agenda também permite refletir sobre a produção e seus desafios.
No Brasil, o guia “Agronegócio do Leite: produção, transformação e oportunidades”, publicado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), traz uma visão panorâmica do setor com foco nos últimos 10 anos.
Segundo o levantamento, o rebanho de vacas ordenhadas no Brasil caiu quase 30%, de 23,2 milhões de cabeças para 16,2 milhões, mas a captação de leite aumentou 10%, de 32,1 bilhões para 35,4 bilhões de litros, entre 2010 e 2020.
A redução no número de animais e o incremento no volume de leite nas propriedades é resultado de uma maior produtividade, que saltou 59% no mesmo período. Isso reforça a importância de novas tecnologias na produção, bem como programas de incentivo.