Preços de fertilizantes tendem a cair, diz Faesp

Entidade vê “queda gradual” nos valores, após expresssivas altas no primeiro semestre de 2022

|
Preços de fertilizantes tendem a cair, diz Faesp
22deJulhode2022ás10:05

O preço dos fertilizantes, em expressiva alta desde o início da guerra na Ucrânia, deve cair no segundo semestre, de acordo com avaliação da Federação de Agricultura e Pecuária de São Paulo. 

Para a entidade, a expectativa é de que os preços iniciem um ciclo de queda gradual, uma vez que o mercado mundial tem conseguido abastecer a demanda.

“Alguns fertilizantes tiveram uma discreta redução no preço”, diz Claudio Brisolara, chefe do Departamento Econômico da FAESP, para quem houve uma melhora recente no cenário nacional.

 “Como o volume de importação (do Brasil) ficou acima do ano passado, no mesmo período, creio que os preços deverão ceder mais”, completa.

A Faesp baseia-se em dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério da Economia, que revelam o aumento de 14% na importação dos insumos pelo Brasil, no primeiro semestre de 2022.

Na ocasião, o Brasil importou 17,8 milhões de toneladas. A alta ocorre na comparação com o mesmo período de 2021. 

Sinal de alerta, entretanto, deve ser mantido

Ainda segundo a Faesp, mesmo diante da possibilidade da normalização do fornecimento, os produtores devem permanecer em alerta e preparados para soluções alternativas.

Uma das estratégias sugeridas é otimizar o uso de fertilizantes na lavoura por meio da agricultura de precisão e da aplicação racional dos insumos.