Bactérias podem ajudar lavouras e até substituir fertilizantes

Embrapa demonstra benefícios de rizobactérias às culturas de arroz, feijão e milho

|
Meio de cultura com Azospirillum. (foto - Rodrigo Peixoto/Embrapa)

Meio de cultura com Azospirillum. (foto - Rodrigo Peixoto/Embrapa)

19deJulhode2022ás11:43

Pesquisas realizadas com diferentes rizobactérias (atuantes na raiz) demonstraram que alguns microrganismos podem ser importantes aliados da agricultura. 

Eles atuam melhorando os processos fisiológicos da planta, promovendo melhor absorção de nutrientes ou facilitando a sua disponibilização. O resultado são plantas maiores, mais resistentes a doenças e com maior produtividade.

Com fertilizantes importados cada vez mais caros, o uso desses insumos biológicos pode representar uma importante economia ao produtor. Os experimentos comprovaram ganhos importantes em lavouras de arroz, feijão e milho.

Em uma pesquisa realizada pela Embrapa Arroz e Feijão (GO), foi medido o efeito de bactérias que habitam o solo sobre plantas de arroz de terras altas. O trabalho se valeu do conhecimento prévio acerca de seis tipos de microrganismos que reconhecidamente promovem benefícios para as culturas agrícolas, mas ainda pouco estudados com o cereal. 

Em laboratório, para cada uma dessas bactérias selecionadas, foi feita uma solução aplicada a sementes de arroz em um processo chamado microbiolização.

Em meio de cultivo em tubos de ensaios, houve o desenvolvimento de mudas que, ao serem analisadas com o auxílio de equipamentos de processamento e programas de avaliação de imagens, apontaram um resultado promissor como o maior arranque inicial e melhor desenvolvimento radicular das plântulas.

Nos testes, as raízes das mudas de arroz tratadas com um tipo de bactéria chamada Azospirillum foram 86% mais longas que o tratamento controle, que não recebeu nenhum microrganismo. Além disso, houve ainda, comparativamente, um incremento de mais de 100% no volume de raízes.

De acordo com um dos coordenadores desse estudo, o pesquisador da Embrapa Adriano Nascente, isso pode representar maior capacidade para a planta em absorver nutrientes do solo, o que pode impactar positivamente na produtividade.