Drone já rivaliza com trator em escala de pulverização

Precisão e eficiência são diferenciais na aplicação de adjuvantes com vants

|
Segundo empresa, eles são até 30% mais eficazes na aplicação de adjuvantes e economizam água. (foto - Agrocete)

Segundo empresa, eles são até 30% mais eficazes na aplicação de adjuvantes e economizam água. (foto - Agrocete)

04deAgostode2022ás16:41

Os drones agrícolas já são capazes de cobrir 12 hectares em uma hora de operação, área semelhante à realizada por um pulverizador tratorizado de arrasto com tanque de 600 litros.

A informação é da Agrocete, multinacional brasileira que desenvolve adjuvantes agrícolas. Segundo Andrea de Figueiredo, diretora de Marketing da empresa, além da rapidez, a precisão é uma vantagem, o que é fundamental para o produtor.

“Esse tipo de equipamento consegue entregar os insumos de forma bem dirigida e precisa nas plantas. É o que chamamos de efeito downwash, que direciona o produto para baixo, parecido com o de um helicóptero”, explica.

Na prática, isso significa até 30% mais eficácia na pulverização do que equipamentos tratorizados de arrasto e grande economia de água. De acordo com ela, o volume de calda de um drone é baixíssimo, entre 10 e 15L/há, contra em média 80-100L/há na aplicação terrestre.

Diversas culturas

Isso vale para diversas culturas, como soja, café, milho, cana-de-açúcar, eucalipto e até em frutas, como a laranja, entre outras.