SIAVS: modelo “cage free” eleva produção de ovos em 35%
Especialistas apresentaram vantagens e desafios do modelo de produção livre de gaiolas
|
Modelo traz aumento significativo do bem-estar animal. (foto - Getty Image)
A melhoria do bem-estar animal pode elevar inclusive o desempenho produtivo de galinhas poedeiras. Essa é uma das conclusões sobre um debate sobre o tema que teve lugar no Salão Internacional de Aves e Suínos, o SIAVS 2022, na manhã de hoje.
Especialistas convidados, como Leandro Pinto, da Granja Mantiqueira, e Ricardo Faria, da Avícola Catarinense, apresentaram números de pesquisas de mercado, experiências de outros países e resultados positivos de novas práticas.
Saiba mais
Preços dos ovos comerciais em altaA principal prática citada apresentada ao público pelos convidados foi o “cage free” (na tradução literal, sem gaiola) referindo-se a produção de aves livres. O modelo foi adotado nos Estados Unidos após determinação judicial para que criadores extinguissem gaiolas na criação de aves na produção de ovos.
O resultado trouxe resultados positivos, segundo os palestrantes. Depois da adaptação à exigência, os produtores começaram a observar impactos relevantes como crescimento de até 35% na produção de forma orgânica em 2022.
Além disso, aumento significativo do bem-estar animal; maior equilíbrio na relação entre o meio ambiente e a produção e aumento na qualidade final do produto.
Contudo, a implantação do modelo cage free trouxe também desafios como entender como melhorar os equipamentos nesta nova realidade; velocidade dessa nova realidade para o Brasil; crescimento sustentável da produção e contratação de mão de obra qualificada (inclusive no pós-pandemia).
Mais Lidas
- Minerva pede R$ 2 bilhões a acionistas para reduzir dívidas carashá 2 dias |Economia
- Bayer recorre à Suprema Corte dos EUA para anular 181 mil ações sobre o Rounduphá 2 dias |Insumos Agropecuários
- Estados Unidos confirmam tarifa de 104% após China ignorar ultimato de Trumphá 2 dias |Economia
- Maluma: super avocado sul-africano ganha mercado do queridinho hass mundo aforahá 2 dias |Agricultura