MapBiomas: área queimada em 2022 já é maior que Alagoas
Amazônia e Pampa lideram o ranking 2022 de regiões mais afetadas, diz MapBiomas
|Pastagens representam 14% das áreas afetadas pelo fogo dentre as regiões de uso do agro. (Foto: Freepik)
Amazônia e Pampa lideram o ranking 2022 de áreas afetadas pelo fogo, de acordo a nova versão do Monitor do Fogo, plataforma ligada à Rede MapBiomas, que faz uso de imagens de satélites para monitorar as mudanças no território brasileiro.
Segundo a ferramenta, lançada nesta quinta (dia 18), as queimadas cresceram 3.372% no Pampa somente nos sete primeiros meses do ano e atingiram uma área de 27.780 hectares.
Na Amazônia, o aumento registrado neste ano, na comparação com 2021, já é de 7% - cerca de 107 mil hectares.
No total, dados do MapBiomas mostram que 2.932.972 hectares foram consumidos por queimadas em todo o Brasil até o mês passado. A área, que embora seja maior que o estado de Alagoas, por exemplo, é 2% menor do que a que foi consumida pelo fogo em 2021.
“O Monitor do fogo é uma iniciativa de rede que reúne universidades, empresas de tecnologias e ONGs (Organizações não-governamentais) com objetivo de compreender as mudanças no uso o território brasileiro para gerar melhor a gestão dos recursos naturais e maneiras de mitigar emissão de gases do efeito estufa”, explicou Tasso Azevedo, coordenador geral do MapBiomas.
Azevedo falou durante lançamento da nova versão do Monitor do Fogo, em evento ao vivo transmitido pelo canal do MapBiomas no Youtube.