Preço da soja deve recuperar perdas da semana passada

Segundo o Cepea, cotações caíram 2,3% até a última sexta

|
Cotações da soja deverão subir, acompanhando os ganhos dos contratos futuros em Chicago e alta do dólar frente ao real. (foto - CNA)

Cotações da soja deverão subir, acompanhando os ganhos dos contratos futuros em Chicago e alta do dólar frente ao real. (foto - CNA)

22deAgostode2022ás12:36

Apesar da queda nos preços da soja nos últimos dias, o mercado abriu negociações nesta semana com perspectivas de recuperação. As cotações da soja deverão subir, acompanhando os ganhos dos contratos futuros em Chicago e alta do dólar frente ao real.

Na semana passada, a redução das transações internacionais da oleaginosa resultaram em maior volume de estoque de passagem (da safra 2021/22) em relação à quantidade estimada até o mês passado.

Além disso, as recentes chuvas no Hemisfério Norte beneficiaram as lavouras em desenvolvimento, aliviando as tensões de produtores. A queda nas transações internacionais deve-se à menor demanda da China, que deve importar 90 milhões de toneladas de soja na safra 2021/22, quase 10% abaixo da safra passada e o menor volume das últimas três temporadas.

Segundo o relatório de oferta e demanda do USDA, divulgado no dia 12, o estoque de passagem da safra 2021/22 no Brasil (que se encerra em setembro deste ano) devo somar 22,7 milhões de toneladas, volume 22,77% inferior ao da safra anterior, mas ainda 1,1% superior ao estimado em julho pelo USDA.