Clima e preços devem reduzir safra de feijão em 2025/26, aponta Cepea/CNA

Indicador avalia que preços pouco atrativos e clima adverso reduzem área e produção, com maior impacto na primeira safra de feijão carioca e preto

|
Clima e preços devem reduzir safra de feijão em 2025/26, aponta Cepea/CNA
17deDezembrode2025ás14:54

A combinação de preços pouco atrativos ao produtor e de condições climáticas adversas em parte das regiões produtoras levou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a revisar para baixo as estimativas de área e produção de feijão para a safra 2025/2026.

No mercado, esse cenário já começa a se refletir em comportamentos distintos entre os tipos e padrões do grão, com maior pressão sobre os lotes de melhor qualidade e maior sustentação para os produtos intermediários.

De acordo com relatório divulgado na semana passada, a Conab passou a estimar a produção total de feijão em cerca de 3,0 milhões de toneladas em 2025/26, volume 1,8% inferior ao da safra anterior.

A revisão incorpora tanto a redução da área plantada quanto ajustes negativos na produtividade média. Caso o cenário se confirme, será o segundo ano consecutivo de retração da oferta nacional.

 CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

Para o feijão carioca, a área estimada foi reduzida em relação ao levantamento anterior, mas ainda permanece ligeiramente acima da registrada em 2024/2025.