Brasil atinge recorde de registros de novos insumos biológicos e químicos em 2025
Foram 139 bioinsumos e 560 defensivos, segundo dados do CropData; Exportações de sementes atingem US$ 233 milhões de dólares, pico de receita na série histórica
|
O Brasil registrou 139 novos insumos biológicos e 560 novos defensivos químicos em 2025, entre produtos técnicos e formulados, atingindo recorde na série histórica. Com relação aos bioinsumos, o agente microbiológico se destacou com 121 novos registros (87% do total), acima do ano anterior. De moléculas novas em químicos, foram 6 novos registros de produto técnico e 22 de novos produtos formulados. Já no campo das relações comerciais, as exportações de sementes acompanharam a tendência do mês anterior e atingiram US$ 233 milhões de dólares entre janeiro e novembro de 2025, pico de receita na série histórica dos últimos 5 anos. O balanço é do CropData, portal de dados da CropLife Brasil.

Os agentes microbiológicos contemplam microrganismos como bactérias, fungos e vírus aplicados contra pragas e doenças. Entre os fatores que explicam o aumento de registros de bioinsumos estão a entrada de novas empresas no setor e ampliação da área de biológicos na indústria multinacional.

O detalhamento dos agroquímicos formulados e técnicos registrados no ano mostra que cerca de 95% deles referem-se a produtos já existentes no mercado, sendo, neste caso, a aprovação dos chamados produtos “genéricos”, com moléculas já validadas.