Vendas de máquinas agrícolas têm o melhor número desde 2013
Resultado soma-se a, ao menos, outros quatro semestres de aumento
|Bom momento do setor ocorre apesar dos poucos recursos do Plano Safra. (foto - divulgação)
As vendas de máquinas e tratores agrícolas cresceram 32,9% no primeiro semestre de 2022, com 31,6 mil unidades, e registraram o melhor resultado desde 2013, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
A tendência de alta também é identificada pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
Segundo o membro do conselho deliberativo da instituição, Pedro Estevão, apenas o setor de máquinas agrícolas (que não inclui os tratores) cresceu 9,3% entre janeiro e julho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Assim, os números desse mercado já somam ao menos cinco semestres de crescimento seguidos.
“Isso é muito positivo, mesmo com os recursos do Plano Safra aquém das necessidades. O dinheiro já acabou. Os juros de outros tipos de financiamento para máquinas agrícolas não são tão atraentes", disse.
No Banco do Brasil, segundo ele, ficam entre 11% e 13%, superando estes níveis em instituições privadas. "Achamos que até outubro ainda teremos uma demanda grande, mas entre novembro e o primeiro semestre do ano que vem, estamos mais cautelosos, pois os agricultores também estão mais cautelosos", explicou.