BNDES suspende linhas de crédito do Plano Safra
Medida temporária é “em razão do nível de comprometimento de recursos”, diz circular
|BNDES lançou no dia 30 edital de chamada para aquisição de créditos de carbono de R$ 100 milhões. (Foto: Agência Brasil)
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou nesta semana a suspensão de novos pedidos de financiamento em linhas do Plano Safra 2022/2023.
O comunicado, em circular, diz que a medida é temporária e que ocorre “em razão do nível de comprometimento de recursos”.
A suspensão vale para financiamentos em linhas de investimento no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); linhas de custeio e investimento do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e do Programa para a Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (Programa ABC+).
A medida atinge também todas as linhas do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA); Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro) e Moderfrota.
Desde julho
Em julho, a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) emitiu comunicado no qual pedia “tranquilidade” ao setor após anúncio da suspensão de linhas de financiamento do Safra 2022/2023.