Quem é quem na produção mundial de carne?

Em relatório sobre 2021, Brasil está entre os primeiros em carne bovina, aves e suínos e mira nos pescados

|
Somadas a carne bovina, suína e de frango, o Brasil mantém a 3ª posição mundial, com 29 milhões de toneladas em 2021.

Somadas a carne bovina, suína e de frango, o Brasil mantém a 3ª posição mundial, com 29 milhões de toneladas em 2021.

20deSetembrode2022ás16:34

A disputa mundial pelos bilhões de consumidores de carne por todo o mundo, além da produção doméstica de cada nação, concentra-se em alguns poucos países com aptidão para criar, processar e comercializar aves, suínos, bovinos e pescado.

Este seleto grupo de países tem o Brasil como um dos destaques em ao menos três dessas proteínas e, se consideramos todas elas, nosso país disputa clientes com Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Holanda, Tailândia,  Polônia, Noruega e Rússia.

As informações são da plataforma FAOSTAT, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para o período de 2000 a 2020, com estimativas para 2021.

Mais carne bovina, mas com menor valor

 

A começar pela carne bovina, o Brasil é o maior exportador, mas fatura menos que Austrália e Estados Unidos em dólares.

Em 2021, o Brasil ocupou o posto de maior exportador de carne bovina, com 15,3%, ou seja, 2,5 milhões de toneladas, com tendência de leve aumento em sua participação. Como grandes exportadores, seguiram Austrália (11%) e EUA (9,4%) com tendência de queda.

Porém, em termos de valores, o país exportou 7,7 bilhões de dólares de carne bovina em 2021 e 120 bilhões nas duas últimas décadas. A despeito de ter sido o maior exportador em termos de volume, o Brasil ocupou apenas a terceira colocação em valor exportado em dólares.