FAO: índice de preços de alimentos atinge maior nível da história
Desde 1990, as commodities alimentares nunca estiveram tão valorizadas
|Os preços mundiais das commodities alimentares deram um salto em março para atingir os níveis mais altos de todos os tempos. A informação foi divulgada hoje pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) que aponta a guerra na região do Mar Negro como principal razão.
O Índice de Preços de Alimentos da FAO teve uma média de 159,3 pontos em março, alta de 12,6% em relação a fevereiro, quando já havia atingido seu nível mais alto desde sua criação em 1990.
O índice acompanha as mudanças mensais nos preços internacionais de uma cesta de commodities alimentares comumente comercializadas. O nível mais recente do índice foi 33,6% maior do que em março de 2021.
Para se ter ideia, a inflação dos alimentos no Brasil ficou em 12,67% no mesmo período de acordo com o IPCA, quase dois terços menor.
Grãos
O Índice de Preços de Cereais da FAO foi 17,1% mais alto em março do que em fevereiro, impulsionado por grandes aumentos nos preços do trigo e de todos os grãos, em grande parte como resultado da guerra na Ucrânia.