Inmet prevê chuvas acima da média no Centro-Oeste em novembro

Já no Rio Grande do Sul, estiagem prejudica agricultura

|
Chuva deve dar trégua no Paraná e ajudar a reduzir excedente hídrico das últimas semanas. (foto - Inmet)

Chuva deve dar trégua no Paraná e ajudar a reduzir excedente hídrico das últimas semanas. (foto - Inmet)

27deOutubrode2022ás12:08

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de novembro, divulgada nesta quarta (dia 26) indica tendência de chuvas acima da média para os estados do Centro Norte do País e volumes abaixo da média do Sul.

Assim, os maiores acumulados devem ocorrer no sul da Amazônia, Matopiba (região que abrange os estados do MA, TO, PI e BA), parte do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Segundo o Inmet, são previstos acumulados de chuva acima da média e que poderão ser superiores a 200 mm. A expectativa ainda é positiva para a safra de grãos 2022/2023 nas diferentes regiões produtoras.

“Como em áreas do MATOPIBA, na qual a previsão de chuvas acima da média favorecerá a recuperação do armazenamento de água no solo, beneficiando o plantio e as fases iniciais das culturas na região, como a soja, o milho primeira safra e o algodão”, diz o Inmet.

Já em áreas do SEALBA (região que abrange os estados de SE, AL e BA), as chuvas dentro da média favorecerão as fases finais da cultura do milho terceira safra nas regiões produtoras.