RS elabora Plano de Exclusão e Contingência ao Greening
Documento enviado ao Mapa busca proteger produção de citrus do Estado
|O greening chegou a dizimar a produção e a qualidade dos frutos em outros países concorrentes como os Estados Unidos e a Espanha. (foto - Mapa)
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Seapdr) encaminhou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) seu Plano de Exclusão e Contingência HLB (greening), principal da doença da citricultura mundial.
O documento concentra os procedimentos para monitoramento e medidas de contenção, visando impedir o ingresso e garantir uma rápida e eficaz resposta em caso de detecção da Huanglongbing (HLB) no estado.
Segundo o governo, o plano segue diretrizes estabelecidas pela Portaria nº 317/2021, do Mapa, que estabelece o Programa Nacional de Prevenção e Controle à doença.
“Foi realizado um estudo composto por matriz de risco visando a identificação de fatores críticos para a entrada e estabelecimento do patógeno, bem como medidas de contenção à disseminação no estado em caso de detecção”, destaca Ricardo Felicetti, diretor da Seapdr.
O estudo, que está em fase de publicação, contempla extensa revisão bibliográfica e apresenta riscos das áreas produtivas do estado.