Safra de milho 2022/2023 deve atingir 126 milhões de tons, diz Abramilho
Projeção é de um aumento de 12% na comparação com o ciclo anterior
|Chuvas, entretanto, reduziram em 500 mil toneladas a projeção de novembro na comparação com outubro. (foto - Abramilho)
O Brasil caminha para um aumento de 12% na produção de milho da safra 2022/2023, na comparação com o ciclo anterior, segundo informações da Abramilho, a partir de dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Assim, a previsão é colher 126 milhões de toneladas.
Em recente boletim, a Abramilho informa que a 1ª Safra — que já está em fase de plantio — também deve crescer 12%, porém, lembra que a previsão de novembro mostrou uma redução de 500 mil toneladas se comparada ao projetado no mês anterior.
A justificativa está no clima. “O plantio da 1ª Safra atingiu 40% das áreas, porém, devido ao excesso de chuvas, os estados de Santa Catarina e Paraná estão com o plantio atrasado”, diz a entidade.
Até a última sexta (dia 25), no Paraná, a área semeada era de 46%. “O excesso de precipitações provocou erosão em algumas lavouras e atraso no plantio em relação à safra passada. A baixa luminosidade e temperatura em grande parte do estado também têm prejudicado o desenvolvimento de uma parcela da cultura”.