Brasil apresenta 1º milho transgênico 100% nacional

Parceria público-privada viabilizou a variedade resistente à lagarta-do-cartucho

|
O BTMAX eliminou 100% das lagartas-do-cartucho com tecnologia totalmente brasileira. (foto - Embrapa)

O BTMAX eliminou 100% das lagartas-do-cartucho com tecnologia totalmente brasileira. (foto - Embrapa)

29deNovembrode2022ás10:10

 

A Embrapa e a Helix apresentaram, na semana passada, a primeira variedade de milho transgênico 100% desenvolvida no Brasil. O BTMAX possui um gene da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) com alta eficácia contra a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), considerada a principal praga da cultura, e a broca-da-cana (Diatraea saccharalis).

Resultado da parceria público-privada, a variedade foi aprovada por unanimidade pela CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) em junho de 2022, após testes em laboratório e campo conduzidos em regiões relevantes para o agronegócio do milho no Brasil.

“O BTMAX foi tão eficiente quanto a melhor tecnologia existente no mercado e não apresentou nenhum dano em folhas ou no cartucho da planta, mesmo em regiões com alta pressão da lagarta-do-cartucho, como foi o caso de Rondonópolis, no estado de Mato Grosso, que talvez tenha sido o mais impactante para a tomada de decisão da equipe”, explica Cesar Moisés Camilo, pesquisador da Helix.

Ainda segundo o pesquisador, mesmo com a diluição da folha do milho BTMAX em dieta artificial de 25 vezes, 70% das lagartas estavam mortas em sete dias. Ao final de 14 dias, o BTMAX eliminou 99% das lagartas, sendo que 1% restante não completou o ciclo. Ou seja, 100% das lagartas do cartucho foram eliminadas.