PIB do Agro caiu 0,9% no 3º trimestre de 2022

Queda ocorreu na comparação com o 2º tri; PIB do Brasil variou 0,4%

|
Culturas com safra relevante no trimestre e que tiveram queda como a cana-de-açúcar. (foto - CNA/Senar)

Culturas com safra relevante no trimestre e que tiveram queda como a cana-de-açúcar. (foto - CNA/Senar)

01deDezembrode2022ás15:01

O Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária brasileira registrou queda de 0,9% no terceiro trimestre de 2022, na comparação os três meses anteriores, segundo divulgou hoje (dia 1º) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). 

O resultado é explicado pelas culturas com safra relevante no trimestre e que tiveram queda como a cana-de-açúcar (-1,1%) e mandioca (-1,3%). Ainda assim, os valores correspondentes ao agro somaram R$ 161,5 bilhões.

Já no acumulado do ano, a queda registrada pelo setor agropecuário chegou a 1,5%. “Já no ano, o desempenho do setor é ligado aos resultados da soja, nossa principal cultura, que teve a sua produção afetada por problemas climáticos”, informou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Ainda de acordo com o IBGE, a situação se inverte quando a comparação é com relação ao mesmo período de 2021, onde o resultado aponta para uma alta de 3,2%.

A justificativa, além da contribuição positiva da Pecuária e do fraco desempenho da Produção Florestal, está no desempenho anual dos produtos da lavoura que possuem safra relevante no trimestre, como milho (25,7%), algodão (15,2%), café (6,7%) e laranja (4,4%).

Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais. 

PIB Brasil

No geral, o PIB do Brasil variou 0,4% no terceiro trimestre de 2022 (frente ao segundo trimestre deste ano), na série com ajuste sazonal.