Santa Catarina reforça medidas para prevenir influenza aviária

Segundo maior estado produtor avícola aponta risco sobre aves migratórias

|
Santa Catarina exportou 580 mil toneladas de carne de frango para 129 países em 2021. (Foto - Cidasc)

Santa Catarina exportou 580 mil toneladas de carne de frango para 129 países em 2021. (Foto - Cidasc)

06deDezembrode2022ás09:45

Santa Catarina, segundo maior estado produtor de carne de aves do Brasil, anunciou o reforço de medidas de prevenção à influenza aviária, doença devastadora para aves em geral.

O anúncio ocorreu após a notificação de casos da enfermidade em países da América do Sul, como Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, nos quais principalmente animais silvestres estão morrendo aos milhares.

Nesta semana, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) mobilizaram a iniciativa privada para orientar os produtores rurais e evitar que a doença atinja os plantéis.

“A Influenza Aviária traz muita preocupação para Santa Catarina e também para todo o país porque essa doença pode colocar em risco toda a nossa produção comercial de aves”, destacou o secretário da Agricultura, Ricardo Miotto.

Segundo ele, o Governo do Estado e a iniciativa privada estão trabalhando em conjunto para reforçar a biosseguridade nas propriedades, o controle nos acessos e também os planos de contingência.