Preços do café arábica e do robusta evoluem em sentidos opostos

Condições climáticas afetaram a produção das duas variedades

|
Preços do café arábica e do robusta evoluem em sentidos opostos
07deDezembrode2022ás10:41

As cotações do café arábica e do robusta evoluem em sentidos opostos no acumulado dos primeiros dias de dezembro. Enquanto a variedade robusta/conilon soma alta significativa de 6,47%, a espécie arábica apresenta queda de 1,39% na mesma comparação.

As cotações domésticas do café robusta avançam desde novembro, impulsionadas pela maior presença de compradores no mercado spot nacional. Segundo pesquisadores do Cepea, agentes mostram aumento no interesse pela variedade para utilização em blends.

Produtores, atentos a esse cenário, se afastam das negociações, à espera de novas valorizações do robusta. Assim, o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6 peneira 13 acima terminou o dia 30 de novembro a R$ 609,67/saca de 60 kg, elevação de 3,9% em relação ao último dia útil de outubro.

No campo, cafeicultores do Espírito Santo estão preocupados com as lavourasCom o estresse hídrico e as intensas ventanias relatadas em meses passados, a desfolha dos cafezais ocorreu de maneira intensa, ocasionando, em novembro, problemas no pegamento das flores.

Em Rondônia, a grande quantidade de chuvas foi satisfatória em novembro, mas produtores seguem atentos ao alto índice de abortamento nos cafezais.

Já o café arábica tem quedas, ainda que não muito expressivas, desde o mês passado. A principal razão vem do mercado externo que pode ter uma redução na demanda pelo produto, apesar da alta nas exportações e também das perdas geradas por granizo em importantes regiões produtoras.