Enxames de robôs agrícolas podem ser melhores que os tratores?

Para empresa canadense, robótica e autonomia vão superar uso de "máquinas gigantescas"

|
A empresa diz que poderia atender entre 3,5 a 3 milhões de hectares com cerca de mil robôs até 2027. (foto - Barnstormers)

A empresa diz que poderia atender entre 3,5 a 3 milhões de hectares com cerca de mil robôs até 2027. (foto - Barnstormers)

22deDezembrode2022ás16:22

A empresa canadense Barnstorm Agtech planeja lançar seus “enxames de robôs agrícolas” como opção aos tratores convencionais em 2024. A agtech já realiza testes em escala com a tecnologia.

O nome “enxame de robôs” faz referência ao trabalho coletivo de vários equipamentos individuais e sincronizados entre si para ganho de eficiência em atividades como plantio, pulverização e aplicação de fertilizantes.

“Com veículos autônomos e pilotos automáticos, na verdade, os produtores não precisam dessas máquinas gigantescas”, disse o diretor de tecnologia e cofundador Mitchell London.

De acordo com a revista Future Farming, a linha de “Barnstormers”, inicialmente, poderá ser alugada na região de Saskatchewan, no Canadá, e ao longo da Rodovia 119 no norte dos Estados Unidos.

Segundo o plano de negócios, uma participação de 10% no mercado de maquinário agrícola nestas regiões representaria US$ 39,5 milhões (cerca de 210 milhões).

A Barnstorm pretende escalar rapidamente, uma vez que sua tecnologia seja comprovada. A empresa diz que poderia atender entre 3,5 a 3 milhões de hectares com cerca de mil robôs Barnstormers até 2027.

A startup afirma haver bastante interesse entre produtores de grãos no Canadá e nos EUA, já que existe a previsão de um grande déficit de mão-de-obra nas fazendas de ambos os países nos próximos anos.