Carlos Fávaro será o ministro da Agricultura de Lula, diz jornal
Nome enfrenta resistência de setores do agronegócio
|Fávaro é conhecido pelo trabalho que desempenhou à frente da Aprosoja- MT, que hoje critica sua indicação. (foto - divulgação)
O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) deve ser o ministro da Agricultura do governo Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo e teria sido confirmada por membros da cúpula do governo petista.
Além dele, o deputado Neri Geller (PP-MT) poderia ser seu secretário-executivo na pasta ou a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mas isso ainda não foi fechado.
Também já se sabe que o Mapa será dividido em três ministérios. Além de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, secretarias do atual Mapa devem tornar-se ministérios independentes, como o ministério da Agricultura Familiar e Alimento Saudável e Ministério da Pesca.
Fávaro é conhecido pelo trabalho que desempenhou, nos últimos anos, à frente Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), trabalho que o projetou para o mundo político e que acabou por elegê-lo senador em 2018.
Hoje, a Aprosoja-MT faz oposição a seu nome, dizendo que o ruralista que decidiu apoiar o governo Lula “não têm legitimidade para representar o setor como interlocutores em Brasília”.