Corte em benefícios fiscais acende alerta no agronegócio

Entidades do setor produtivo alertam que proposta do governo pode elevar custos no campo e impactar o preço dos alimentos ao consumidor

|
Corte em benefícios fiscais acende alerta no agronegócio
22deDezembrode2025ás09:46

Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) recebeu uma carta aberta assinada por mais de 40 entidades do setor produtivo alertando para os possíveis efeitos negativos do Projeto de Lei Complementar (PLP) 128/2025, do governo federal.

A proposta estabelece um corte linear de, no mínimo, 10% nos benefícios fiscais, financeiros e creditícios concedidos a diversos setores da economia brasileira, incluindo o agronegócio.

O ajuste fiscal, que neste ano envolve um volume estimado de R$ 678 bilhões em benefícios, está no centro do debate sobre o equilíbrio das contas públicas. No entanto, segundo o setor produtivo, a forma como a redução vem sendo proposta — sem diferenciação entre os tipos de incentivos — pode gerar impactos relevantes sobre custos, competitividade e preços ao consumidor.

O documento foi apresentado a parlamentares, em Brasília, e reúne preocupações de produtores rurais, indústrias e cooperativas quanto à pressão adicional sobre o custo de produção no campo caso o projeto seja sancionado.

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

De acordo com estimativas do Ministério da Fazenda, o corte linear pode resultar em uma economia de cerca de R$ 20 bilhões aos cofres públicos, valor considerado estratégico para o fechamento das contas do governo em 2026.

O que propõe o PLP 128/2025