Plataforma cria ‘mapa da resistência’ de plantas daninhas a herbicidas
Projeto, parceria da Embrapa e da Bayer, ajuda produtor a proteger lavouras
|Imagem coletada aponta presença de ervas daninhas em plantação de algodão. (foto - Embrapa)
Não é novidade para o produtor brasileiro o fato de que nem sempre o uso de herbicidas é suficiente para proteger a lavoura de plantas daninhas.
Justamente neste cenário é que pesquisadores da Bayer e da Embrapa avaliam sistemas produtivos como estratégias de resiliência para o manejo de plantas daninhas resistentes.
As atividades estão sendo desenvolvidas em diferentes regiões brasileiras, em lavouras de milho, trigo, soja, algodão e em pastagens, desde 2017.
Os dados coletados foram reunidos em uma plataforma que traz dados espaciais sobre a ocorrência de plantas daninhas e é gratuita. Ela que permite visualizá-las no mapa do Brasil, bem como na forma de gráficos.
Para Daniel Nigro, gerente de Soluções Agronômicas da Bayer, o grande foco do projeto é justamente disponibilizar as informações geradas com os resultados das estratégias de manejo integrado e de mapeamento.
“Assim, pretendemos mostrar aos produtores, acadêmicos, pesquisadores e agricultores que o investimento necessário para a adoção das estratégias de manejo integrado de plantas daninhas se paga no longo prazo”.