Mato Grosso do Sul será estratégico para autossuficiência em trigo no Brasil
Segundo a Embrapa, Estado terá incentivo especial à produção nas próximas três safras
|Trigo é o cereal mais consumido no mundo pelos humanos depois do leite e de seus derivados. (foto - divulgação Embrapa)
A trajetória do Brasil rumo a autossuficiência na produção de trigo está prestes a ganhar um novo capítulo: a inserção do Mato Grosso do Sul como grande produtor do cereal para as próximas safras.
O tema foi recentemente abordado em reunião do grupo de pesquisa e transferência de tecnologias da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) com o chefe-geral da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), Jorge Lemainski.
O objetivo foi definir ações para ampliar a diversificação de cultura no inverno do Cerrado. O encontro é parte do trabalho da Embrapa, para as próximas três safras, para aumentar a produção da cultura no País.
“O Brasil gasta na ordem de R$ 10 bilhões por ano com a importação do trigo, sendo que o País possui todas as condições de produzir”, avalia Lemainski.
“Queremos demonstrar que o trigo é uma oportunidade que pode dar dinheiro para o agricultor, como complementar à cultura da soja. É uma segunda cultura que melhora e estrutura o solo, reduz plantas invasoras e melhora a reserva de água interna do solo”, completa o chefe-geral da Embrapa Trigo.
Demanda mundial
O trigo é o cereal mais consumido no mundo pelos humanos depois do leite e de seus derivados, contribui com 18% das proteínas consumidas e 20% da energia calórica em todos os continentes.