Safra paulista de grãos deve crescer 2,5% no ciclo 2022/2023

Análise da Faesp aponta para leve alta para soja e quedas expressivas para milho e feijão

|
Levantamento aponta queda de 28,5% no volume da primeira safra de milho, em comparação com o ciclo anterior. (foto - Sistema CNA/Senar)

Levantamento aponta queda de 28,5% no volume da primeira safra de milho, em comparação com o ciclo anterior. (foto - Sistema CNA/Senar)

27deJaneirode2023ás16:35

A quarta estimativa da safra paulista de grãos 2022/23, divulgada pela Federação da Agricultura e Pecuária de São Paulo (Faesp) foi mantida em 10,03 milhões de toneladas, indicando um aumento de 2,5% sobre os resultados do ciclo anterior.

Os dados constam em relatório elaborado pelo Departamento Econômico da Federação, a partir de números da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Conforme o novo levantamento, a área plantada com grãos cresceu 0,8% é estimada em 2,5 milhões de hectares. Para a produtividade, é esperado um ganho de 1,7%, atingindo 4.012 kg/ha.

 “Os dados divulgados pela Faesp mostram que a agricultura paulista está respondendo aos desafios e continua crescendo, não apenas nos resultados gerais, mas também em produtividade”, afirma o presidente da FAESP, Fábio de Salles Meirelles.

Soja é destaque

 A soja se mantém como o principal destaque positivo, sobretudo em razão da expansão dessa cultura no estado sobre áreas de pastagem, mas também da substituição do cultivo de cana-de-açúcar.

A expectativa é de que sejam colhidas 4,5 milhões de toneladas, volume 7,6% superior ao de 2021/22.

A área plantada com a oleaginosa é estimada em 1,27 milhão de hectares (crescimento de 4,6%) e a produtividade em 3.536 kg/ha (alta de 2,9%). 

Quedas no milho e no feijão

O levantamento também destaca os resultados da primeira safra de milho, com queda de 28,5% no volume produzido em comparação com a safra anterior.