União Europeia retira exigência para importar o amendoim brasileiro

Medida deve impulsionar vendas para países do bloco

|
Exportação cresceu 11% em volume em 2022. São Paulo é maior produtor do Brasil. (foto - Mapa)

Exportação cresceu 11% em volume em 2022. São Paulo é maior produtor do Brasil. (foto - Mapa)

30deJaneirode2023ás15:50

A União Europeia informou ao Brasil, na última sexta-feira (dia 27), a retirada da exigência da certificação oficial para exportadores brasileiros, o que deve facilitar as vendas para países do bloco europeu. 

Também foi anunciada a diminuição do índice de controle do amendoim brasileiro, após análises que mostraram maior conformidade do produto em relação a prevenção das contaminações com aflatoxinas (substâncias nocivas produzidas por fungos). 

A decisão foi tomada após testes, que demonstram que os controles efetuados pelos exportadores brasileiros e auditados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) garantem a qualidade e segurança do produto.

“Essa medida representa maior agilidade nos procedimentos de exportação e valoriza o produto brasileiro no mercado internacional”, destaca o auditor fiscal federal agropecuário Hugo Caruso.

Mercado europeu

Somente no ano de 2022, o Brasil exportou cerca de 285 mil toneladas de amendoim, crescimento de 11% com relação a 2021, no valor aproximado de US$ 332 milhões. Destas, 70 mil toneladas foram destinadas à União Europeia.