Chuva em fevereiro: como o agro será impactado?

Inmet prevê volumes acima da média no Nordeste e até 180 mm no Rio Grande do Sul

|
Chuvas seguem irregulares em fevreiro. (foto - banco Freepik)

Chuvas seguem irregulares em fevreiro. (foto - banco Freepik)

03deFevereirode2023ás16:35

Neste início de fevereiro, a previsão é de tempo instável e com possibilidade de pancadas de chuva em grande parte do Norte e Nordeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Os volumes poderão ultrapassar 200 milímetros (mm) desde a costa do Amapá até o Ceará. Já no sul do Pará, Tocantins e Bahia, as chuvas poderão ficar um pouco abaixo da média. 

Especialmente no Nordeste, o clima será diretamente influência pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuva no semiárido, e o padrão dos ventos em altos níveis da atmosfera. 

Entre os dias 6 e 10 de fevereiro, a interação da ZCIT com o fluxo dos ventos em altos níveis da atmosfera (presença de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - VCAN) também vai provocar chuvas mais intensas, assim como no litoral leste, desde o Rio Grande do Norte até Pernambuco, principalmente.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão para o mês de fevereiro é de irregularidade espacial das chuvas, que estarão mais concentradas no Mato Grosso, centrossul de Goiás e do Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais e de São Paulo, com volumes superiores a 150 mm.