Primeira massa de ar frio de 2026 reduz temperaturas no Sul e no Sudeste

Avanço de frente fria abre caminho para a primeira massa de ar polar de 2026, com queda de temperaturas no Sul e alívio gradual do calor no Sudeste

|
Primeira massa de ar frio de 2026 reduz temperaturas no Sul e no Sudeste
05deJaneirode2026ás07:43

Os primeiros dias de 2026 seguem marcados pela atuação de sistemas típicos do verão. Ainda assim, uma mudança relevante no padrão das temperaturas já começa a ser observada em áreas do Sul e do Sudeste do Brasil.

O avanço de uma frente fria pela costa dessas regiões abre caminho para a primeira massa de ar frio de origem polar do ano que, embora não seja intensa, será suficiente para derrubar as temperaturas e aliviar o calor e o abafamento registrados nas últimas semanas.

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

A frente fria, segundo a Climatempo, atua inicialmente provocando chuva em amplas áreas do centro-sul do país.

Nos próximos dias, o sistema tende a permanecer semiestacionário sobre a costa, contribuindo, junto a outros mecanismos atmosféricos, para a formação de um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Enquanto a chuva ganha destaque em várias regiões, o deslocamento da frente fria permite a entrada de uma massa de ar frio de origem polar logo na retaguarda do sistema.