Chuvas intensas e tempestades marcam a semana no Brasil, diz Inmet
Atuação da ZCAS e de sistemas atmosféricos favorece volumes elevados de chuva e risco de tempestades em várias regiões do país entre 5 e 12 de janeiro
|
No Sudeste, a ZCAS mantém chuvas intensas na primeira metade da semana. (Foto - Divulgação)
A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a aproximação de sistemas transientes no Sul e a convergência de umidade no Sudeste devem manter o Brasil sob chuvas volumosas e risco de tempestades entre os dias 5 e 12 de janeiro de 2026.
Em algumas áreas, os acumulados podem superar 150 milímetros em sete dias, com destaque para estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul.
No Norte, a ZCIT reforça as instabilidades, enquanto no Nordeste a atuação de um VCAN tende a limitar a formação de chuva em parte da região.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
No Sudeste, a ZCAS mantém chuvas intensas na primeira metade da semana. A partir de terça-feira (6), há previsão de acumulados em torno de 50 mm em 24 horas no litoral do Rio de Janeiro.
Em São Paulo, o litoral também pode registrar volumes semelhantes, enquanto o interior do estado segue com condições favoráveis à ocorrência de tempestades.
No fim de semana, o tempo tende a ficar firme na maior parte da região, com exceção do sul e oeste paulista.