Setor de café eleva receita 54,6% em 2022, apesar de queda no consumo

Aumentos superiores a 100% no preço explicam menor demanda

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Além de maior produtor, Brasil mantém a posição de segundo maior consumidor de café do mundo. (foto - divulgação)

Além de maior produtor, Brasil mantém a posição de segundo maior consumidor de café do mundo. (foto - divulgação)

03deMarçode2023ás13:08

A indústria brasileira de café elevou em 54,6% o faturamento (R$ 23,5 bilhões) em 2022, apesar de uma leve queda no consumo, segundo levantamento divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

No ano safra, entre novembro de 2021 e outubro de 2022, foram consumidas foram consumidas 21,3 milhões de sacas de café entre novembro de 2021 e outubro de 2022. A leve queda contrasta com o aumento de 13% desde 2008.

Este volume representa 41,8% da safra de 2022, que foi de 50,9 milhões de sacas, segundo a Conab. No período anterior, o volume representou 45,3% da safra, que foi de 47,7 milhões de sacas.

Os dados reafirmam o papel do café como um alimento importante para os brasileiros e revelam que, apesar da crise econômica vivida em 2021 pela pandemia, com recuperação em 2022, o consumo de café seguiu seu ritmo: mesmo com a leve queda.

O Brasil mantém a posição de segundo maior consumidor de café do mundo. A diferença para o primeiro lugar, ocupado pelos Estados Unidos, é de 4,7 milhões de sacas.