Reidratação do fubá: pecuaristas mineiros usam técnica para ampliar rendimento da alimentação

Técnica é utilizada também para reduzir custos com alimentação do rebanho

|
Técnica é utilizada também para reduzir custos com alimentação do rebanho. (foto - CNA/Senar)

Técnica é utilizada também para reduzir custos com alimentação do rebanho. (foto - CNA/Senar)

06deMarçode2023ás11:16

O custo de produção é uma das principais preocupações dos produtores rurais da pecuária de leite, mas, em Caeté, uma tecnologia para reidratação do fubá de milho ensinada pelo técnico de campo, Higor Madureira, do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar (ATeG Balde Cheio) tem mudado esta realidade. 

Em menos de um ano, o produtor Domingos Pinheiro, realata que deixou de desembolsar quase R$ 3 mil com concentrado, o que corresponde a uma redução de 5%, em relação à renda bruta da atividade desenvolvida em sua propriedade.

“Saímos do convencional por vários fatores, mas principalmente também por agora termos condições de saber o que está incluso na dieta dos animais. O gado reagiu bem à novidade”, contou o produtor atendido pelo programa em parceria com o Sindicato Rural de Taquaraçu de Minas.

Pinheiro utilizou neste período 3.910 quilos de milho fubá para alimentar seus animais, o que demandou um investimento de cerca de R$7.600. A reidratação garantiu o rendimento máximo de 44,88%, o que equivale a um ganho total de 1.485 quilos.

A estratégia bastante econômica deu tão certo que fez com que o produtor parasse de investir na compra de concentrado comercial.

Outro ganho está no leite produzido. Mesmo não sendo uma produção muito grande, como explica Madureira, as mudanças no manejo e a dieta mais rica em proteína e gordura proporcionaram mais rendimento da massa - com foco na fabricação de queijo e doce de leite para comercialização.

Já segundo o produtor, todo o rebanho foi reformulado com a ajuda do técnico de campo. Atualmente, cerca de nove vacas em lactação, de um total de 15, rendem 80 litros de leite por dia.