China quer investir na produção paulista de amendoim

Executivo de companhia visitou estado com proposta de programa de interação tecnológica para a cultura

|
São Paulo é maior produtor do País; safra 2022/2023 deve chegar a 870 mil toneladas. (foto - Pixabay)

São Paulo é maior produtor do País; safra 2022/2023 deve chegar a 870 mil toneladas. (foto - Pixabay)

10deMarçode2023ás17:01

 Maior produtor de amendoim do Brasil, o estado de São Paulo está na mira do mercado chinês, tradicionalmente um dos principais importadores do grão.

Com o objetivo de fomentar a produção de amendoim paulista, o executivo Fey Yang, presidente da companhia chinesa Sempre Verde Exportação, visitou a sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) nesta quinta-feira (dia 9).

Recebido pelo secretário da pasta, Antonio Junqueira, o empresário admitiu interesse em uma parceria com produtores rurais, trazendo futuros investimentos ao setor.

"Temos um excelente relacionamento com a China. Vamos fortalecer essa relação, para crescermos juntos nessa parceria", enfatizou Junqueira.

Interação tecnológica

Incentivar o aumento do plantio e organizar uma comitiva de produtores rurais paulistas para irem a China - com o intuito de conhecer “in loco” a produção chinesa de amendoim - foram alguns dos temas abordados no encontro.

 "A nossa intenção inicial é criar um programa de integração tecnológica entre a China e o Estado de São Paulo", -destacou Yang.