Primeira vez: Embrapa lança curso virtual de saneamento básico rural
Em menos de 24 horas, plataforma recebeu mais de mil inscrições
|
Compreensão do que é saneamento rural é atrelada aos benefícios da qualidade de vida”. (foto - banco Freepik)
Com a proposta de formar agentes em tecnologias do saneamento básico rural – e ampliar a participação no campo -, a Embrapa Instrumentação (de São Carlos, interior paulista) lançou nesta quarta-feira (dia 18) seu primeiro curso virtual sobre o tema.
E a novidade “bombou” entre produtores e integrantes da cadeia agrícola: segundo a organização, foram mais de mil inscrições recebidas em apenas 24h.
“A nossa proposta é ampliar a capilaridade no tema, para que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer e se capacitar em tecnologias de saneamento”, destaca o coordenador do curso, o pesquisador Wilson Tadeu Lopes da Silva.
Dos cerca de 39 milhões de brasileiros que moram no campo, apenas 20,5 % tinham acesso a serviços adequados de coleta e tratamento de esgoto, de acordo com dados do Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR, 2019).
Os números ajudam a explicar o grande interesse no tema, segundo presidente - executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto, que participou de webinar de lançamento da capacitação.
Em 2023, recorda Luana, o “Esgotômetro”, ferramenta para medir a precariedade dos serviços de saneamento e que pode ser consultada no site do Trata Brasil, já aponta o equivalente a mais de 388.121 piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento despejados na natureza, sendo uma média diária de 5.500.
“A área rural tem impacto direto, muitas vezes na captação, no abastecimento de uma cidade. Entendemos que o curso é de extrema relevância, para que haja capacitação de multiplicadores”, disse a presidente do Instituto.
Para ela, a iniciativa visa não só preparar profissionais, mas ampliar soluções de esgotamento sanitário, “com a oferta de água na quantidade e qualidade ideal para a população rural”, concluiu.