OMS confirma primeira morte humana por gripe aviária no mundo

Mulher, de 56 anos, morava na província de Guangdong, na China

|
OMSdiz que há apenas três casos de gripe aviária identificados em humanos até agora e todos na China. (foto - Agência Brasil)

OMSdiz que há apenas três casos de gripe aviária identificados em humanos até agora e todos na China. (foto - Agência Brasil)

12deAbrilde2023ás11:05

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a primeira morte por gripe aviária A (H3N8) no mundo. Trata-se de uma mulher, de 56 anos, que morava na província de Guangdong, na China. 

O caso foi detectado por meio do sistema de vigilância de infecções respiratórias agudas graves e vinha sendo monitorado pelas autoridades de saúde desde então.

Ainda de acordo com a OMS, apenas três casos de gripe aviária foram identificados em humanos em todo o mundo até agora e todos na China.

“Uma investigação epidemiológica e o rastreamento de contatos próximos foram realizados. Não foram encontrados outros casos entre pessoas próximas ao indivíduo infectado”, destacou a entidade, por meio de nota.

Até o atual momento, e com base nas informações disponíveis, o comunicado da OMS considera que o vírus tem risco baixo de contaminação em humanos.

“O vírus não parece ter a capacidade de se espalhar facilmente de pessoa para pessoa e, portanto, o risco de se espalhar entre humanos em níveis nacional, regional e internacional é considerado baixo”.