BNDES cria linha de crédito em dólar para compra de maquinário agrícola

Financiamento com taxa de 7,59% ao ano (mais variação) e pode disponibilizar até R$ 2 bilhões

|
Nova linha em dólar foi apresentada em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira a tarde. (foto - Mapa)

Nova linha em dólar foi apresentada em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira a tarde. (foto - Mapa)

17deAbrilde2023ás17:24

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta segunda-feira (dia 17) a aprovação de uma nova linha de financiamento rural, em dólar, destinada à aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas. 

O valor disponibilizado inicialmente será de até R$ 2 bilhões, com taxa de juros de 7,59% ao ano, mais a variação cambial.

As operações, desenvolvidas em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), são no âmbito do produto BNDES Crédito Rural.

De acordo com o BNDES, a iniciativa busca ampliar e diversificar alternativas de crédito agropecuário a custos mais competitivos para esse segmento, intensivamente exportador.

Para ter acesso ao financiamento, o produtor deve ter receitas ou contratos em dólar ou atrelados à variação cambial e ter limite de crédito nos bancos parceiros, que devem receber já amanhã (18) a circular informando sobre a nova linha.  

Durante anúncio da linha em dólar, o ministro Carlos Fávaro, do Mapa, considerou a operação “uma nova forma de financiar o agro exportador” e disse se tratar de “um modelo inteligente, que não pesa nos cofres públicos e dá competitividade aos produtores brasileiros".